Procurar
Close this search box.

Os artigos mais lidos da semana | 1

Feliz 2024! Despedimos-nos desta primeira semana do ano com a nossa rubrica mais antiga e popular, o top cinco dos artigos mais lidos dos últimos sete dias. Arrancamos com o anúncio do projeto musical Abeny, que junta os guineenses Carel Baptista a Missy Bity e a King Kunta. No segundo lugar ficou a entrevista de Joana Alcântara à dançarina Rubina Suzeth.

A 4 de janeiro, o anúncio da morte de Ruy Mingas, um dos pilares da música angolana contemporânea, comoveu a comunidade PALOP em geral. O artigo sobre o seu falecimento foi o artigo mais lido na BANTUMEN, nos últimos dias.

Seguiu-se a notícia de que finalmente vão ser inauguradas as placas toponímicas e o busto de Pai Paulino, em Lisboa, um projeto com a assinatura da Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal; e por fim o fecho de ouro de 2023 para os Memu Sunhu. O grupo guineense decidiu ouvir os fãs e organizou um último concerto do ano, em Bissau.

Carel Baptista quer impulsionar cena musical guineense com Abeny, feat. Missy Bity e King Kunta

O agitador cultural, Carel Baptista, CEO da plataforma “Nô sta Djunto”, e idealizador do Abeny, contou-nos como foi reunir Missy Bity e King Kunta no mesmo projeto, que reúne uma fusão de estilos musicais. “Houve uma união de forças entre profissionais que culminaram com a criação do projeto musical. Abeny representa uma nova era a nascer no cenário musical guineense, celebrando as raízes, identidade e talentos do país”, diz-nos Carel.

Depois dos vários adiamentos, Lisboa vai finalmente reconhecer a sua história africana

No próximo dia 13 de janeiro, o Largo de São Domingos, no Rossio, será o palco de um evento de relevância histórica para a capital portuguesa. A Associação Cultural e Juvenil Batoto Yetu Portugal (BYP) convida todos os interessados a participar da inauguração das placas toponímicas e da estátua que reconhecem personalidades e espaços significativos da presença africana na cidade.

Morreu Ruy Mingas, um dos nomes maiores da música angolana

O músico e compositor Ruy Mingas (Rui Alberto Vieira Dias Mingas) faleceu nesta quinta-feira, 4 de janeiro, em Lisboa. O artista ficou conhecido não apenas como autor do hino nacional de Angola, mas também pelas suas contribuições como ministro do Desporto e embaixador do país em Portugal.

Com um mercado angolano débil, foi na Rússia que Rubina Suzeth encontrou o sucesso na dança

É a partir das terras frias de Vladimir Putin que, há dois anos, Rubina Suzeth tem vingado na dança. As suas coreografias de Kuduro, Hip hop e Dança Contemporânea, levaram a jovem angolana de 21 anos a vencer em abril o prémio Melhor Dançarina do Ano 2023, na segunda edição dos Prémios Nova Geração, em Angola, e em novembro o concurso solo Afroboom 2023, na Turquia.

Memu Sunhu fecha 2023 com concerto épico em Canafistra

Depois de uma tour pela Europa nos últimos meses de 2023, já de volta à Guiné, o coletivo Memu Sunhu deu um concerto memorável, no dia 28 de dezembro, no Canafistra (Bissau).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES