Procurar
Close this search box.

Os artigos mais lidos da semana | 2

Arrancamos a segunda semana do ano com um “junta mon”. A expressão crioula significa aquilo que todos conhecemos como fazer uma vaquinha. O Emerson está a passar por uma difícil provação de saúde e a sua recuperação pode tornar-se numa realidade menos sofrida depois de a comunidade se ter juntado para angariar mais de 70 mil euros.

O segundo artigo mais lido da semana foi o lançamento do novo EP do cantor angolano Lurhany. Se ainda não o ouviste… de que estás à espera? No top segue-se ainda o terror vivido pela equipa da Gâmbia a caminho do CAN; a entrevista à cantora cabo-verdiana Neyna; o lançamento da nova música dos angolanos Black Spygo e CEF e a entrevista ao Manzé, o segundo angolano mais seguido no YouTube.

Renascendo Forte: tu também podes ajudar o Emerson a recomeçar

Emerson de Castro, cabo-verdiano, de 34 anos, residente em Portugal, contraiu há cerca de dois meses uma bactéria da meningite. A doença – que tem na sua causa a inflamação das meninges (membranas que protegem o cérebro e a medula espinal) e que pode ser potenciada por diferentes agentes – como  bactérias, fungos ou vírus e que, em alguns casos, mais raros, pode resultar de reações medicamentosas ou outras doenças sistémicas – afectou-lhe os órgãos.

“Lurhany Chora” em novo EP com cinco faixas

Lurhany brinda-nos nesta sexta feira, 12, com o seu mais novo projeto, o EP Lurhany Chora. Trata-se de um “choro”, sim, mas por cima de instrumentais que compõem cinco faixas e sem participações.

Neyna, uma artista de mão cheia que trata o sucesso por tu

Neyna tem apenas 25 anos e há somente três que o seu nome tornou-se popular na indústria musical com sangue PALOP. No YouTube, nenhum dos seus vídeos tem menos de um milhão de visualizações e o “Na Bo Mon” (2020), de Nelson Freitas, acumula mais de 7.2 milhões, tendo sido o seu ponto de partida para o estrelato. Com música a correr-lhe na veia, escreve as suas próprias letras, cria o storytelling, é assistente de edição dos seus videoclipes… é talento que nunca mais acaba.

“Tarraxinha” junta Black Spygo e CEF Tanzy

O novo single do deejay e músico angolano Black Spygo conta com a participação de CEF Tanzy e sucede a “Control” e “No Tempo Certo”.

Com apenas 21 anos, o luandense Zenilde Bento é conhecido online por O Manze (lê-se Man Zé) e está a viver o sonho dos produtores de conteúdos digital. Acabou de receber a placa de ouro do YouTube, que representa um milhão de subscritores. O feito aconteceu depois de em agosto ter recebido a placa de prata por ter atingido 100 mil subscritores (na altura, o produtor de conteúdo já tinha alcançado 500 mil). Atualmente, O Manze é o segundo youtuber angolano com mais subscritores na plataforma de vídeos, logo a seguir a Batista Miranda que tem um avanço de apenas 100 mil (total 1 milhão e 300 mil).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES