Eneida Marta está nos preparativos finais do seu concerto no Capitólio, em Lisboa, no próximo sábado, 28, e para agudizar a expetativa dos fãs, acaba de lançar novo videoclipe. “Bin Sinam” [vem ensinar-me, traduzido do crioulo guineense] conta com a participação de LilBoy Bruce e o vídeo foi produzido por Wilsoldiers.
Já disponível no YouTube, a música ganhou tratamento visual com a atuação de Débora Costa e Gerson Sanca.
LilBoy Bruce ganhou destaque em 2017, quando participou do single “Céu Azul”, do projeto lusófono Versos & Poesias, e cujo vídeo tem atualmente mais de nove milhões de visualizações.
Eneida Marta prepara-se para subir ao palco do Capitólio, em Lisboa, no dia 28 de janeiro, para apresentar Family, o seu novo disco gravado entre Lisboa e Londres, com a produção do filho Rúben Azziz e do irmão Gerson Marta.
Tal como os restantes trabalhos da embaixadora da UNICEF para a Guiné Bissau, este novo álbum vai buscar os sons tradicionais da sua terra natal, numa vibração bastante atual e diferente do habitual.
A história começa durante o primeiro confinamento da pandemia, quando Eneida Marta, considerada uma embaixadora da música guineense e uma cuja obra assenta nas raízes tradicionais da música africana, desafiou o filho mais novo a fazer-lhe uma canção diferente de tudo o que já tinha cantado.
Em entrevista para a BANTUMEN, a cantora falou sobre a produção de Family, que integra as habituais sonoridades tradicionais guineenses mas com um toque de trap, dril e afrohouse.
“Esta vai ser a primeira apresentação ao vivo, com banda, e vou ter ao meu lado convidados muitos especiais: a minha querida amiga de longa data Nancy Vieira, o Huca que é um artista que me encanta muito, cresceu entre Moçambique e Portugal e tem desenvolvido um trabalho muito bonito no teatro e na música. O Lilboy Bruce que é um talento enorme da nova geração da Guiné Bissau, e com quem estou a trabalhar numa surpresa. Por último vou ter ao meu lado, e pela segunda vez num palco, o Rúben Azziz, co-produtor do meu disco e, claro, o meu codê.”
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.