Esta semana, o artigo mais lido na BANTUMEN fala-nos sobre o novo processo de pedido autorização de residência em Portugal. Falámos com o advogado José Semedo Fernandes, que respondeu às nossas questões. A entrevista ao designer moçambicano Teosson Chau ficou em segundo lugar do ranking semanal, seguindo-se o artigo de adailton Moura sobre Ludmila; a inauguração da exposição sobre a vida e luta de Amílcar Cabral, em Lisboa, e a entrevista a Agnes Nunes a prever a nova tour pela Europa.
1 – QUAIS AS DESVANTAGENS DA NOVA AUTORIZAÇÃO DE RESIDÊNCIA PORTUGUESA?
O processo de pedido de autorização de residência em Portugal está agora simplificado, pelo menos para os cidadãos originários da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Desde a última segunda-feira que é possível fazer o pedido online, de forma simples e com aprovação em 72 horas.
2 – TEOSSON CHAU, DA PAIXÃO PELOS ASTRONAUTAS NASCEU A TAIKONAUT
Fundada pelo designer e ator Teosson Chau, “My Love” é a coleção mais recente da marca moçambicana Taikonaut, lançada este ano, a 14 de fevereiro, Dia dos Namorados. A coleção presta homenagem à cultura do designer, nomeadamente ao meio de transporte My Love. Em conversa com a BANTUMEN, Teo falou-nos sobre o seu interesse em moda, teatro e objetivos futuros.
3 – “MÁ”, VERSÁTIL E VISIONÁRIA: ESSA É LUDMILLA
O histórico artístico de Ludmilla permite afirmar que ela não é limitada – nem limitável. O seu começo foi no funk, como MC Beyoncé, mas depois que enveredou pelo pop e consolidou-se no mainstream, abriu o leque de possibilidades para mostrar que pode se adaptar facilmente a ambientes diversos. Quem já presenciou o trabalho dela de perto diz em off que Lud é perfeccionista. Prioriza a arte e a experiência que seus fãs terão..
4 – PALÁCIO BALDAYA INAUGURA “AMÍLCAR CABRAL, UMA EXPOSIÇÃO”
Fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde (PAIGC) e figura central do processo histórico das lutas anticoloniais, Amílcar Cabral (1924-1973) é tema de exposição inaugurada nesta quinta-feira (16), no Palácio Baldaya, em Benfica (Lisboa).
5 – AGNES NUNES: “GOSTO DE CONHECER TODAS AS MINHAS VERSÕES E DE AMAR TODAS ELAS”
A cantora baiana Agnes Nunes está há uma semana da data de início da sua segunda turnê internacional, que inclui quatro shows em Portugal e apresentações em cidades como Barcelona e Londres.
Em conversa com a BANTUMEN, a artista adianta: “Não tem sensação melhor do que cantar ‘Lisboa’ em Lisboa”, em referência à faixa do EP Romaria, lançado em 2020.
Equipa BANTUMEN
A BANTUMEN é uma plataforma online em português, com conteúdos próprios, que procura refletir a atualidade da cultura negra da Lusofonia, com enfoque nos PALOP e na sua diáspora. O projecto editorial espelha a diversidade de visões e sensibilidades das populações afrodescendentes falantes do português, dando voz, criando visibilidade e representatividade.