Os artigos mais clicados da semana| 9 a 14 de jul

Os últimos sete dias tiveram de tudo um pouco, No ranking dos artigos mais lidos na BANTUMEN, começamos com a resposta de Sing Correia às acusações de xenofobia, racismo e misoginia pelos porteiros da discoteca lisboeta The Docks Club. Logo a seguir temos o anúncio das atuações de T-Rex, Julinho KSD, Mizzy Miles e Yasmine no Echo Tavira (Portugal); THOON, a nova festa que celebra a diversidade musical de Lisboa; o artigo de opinião de Heloísa Quiala sobre um jantar-debate para refletir o racismo em Portugal ,por fim, a primeira edição da Molimo, em Lisboa.

Proprietário do Docks pronuncia-se sobre polémica com Preta Rara e Érica Malunguinho

Preta Rara, rapper, professora, historiadora, feminista e ativista, e Érica Malunguinho, ex-deputada estadual brasileira, reportaram nas redes sociais um episódio de xenofobia e misoginia no conhecido estabelecimento noturno The Docks Club, em Lisboa.

O episódio aconteceu no passado sábado, 8, e as imagens que Preta Rara publicou nas suas redes sociais mostram um dos mais antigos seguranças do espaço, que na descrição a artista indica ter sido “totalmente violento”, tendo inclusive empurrado Érica Malunguinho.

T-Rex, Julinho KSD, Mizzy Miles e Yasmine no Echo Tavira

Considerada uma das melhores discotecas do Algarve (Portugal) a Echo Tavira celebra agora seis anos de vida e como prenda, quer oferecer a todos um verão recheado de boa música, com nomes bem conhecidos do panorama musical português e um ambiente refrescante.

De 15 de julho a 27 de agosto, nomes como T-Rex, Regula, Domingues, Julinho KSD, Mizzy Miles e Yasmine, entre muitos outros, farão parte da festa juntamente com mais de 40 artistas a apresentarem-se neste verão, oferecendo uma variedade de estilos musicais e conceitos para todos os gostos.

THOON, a nova festa que celebra a diversidade musical de Lisboa

THOON é o mais recente conceito de festa que combina hip-hop, trap eletrónico, house e afrobeats. Idealizada por Rodney Schmith, a festa chega pela primeira vez à capital portuguesa, no dia 28 de julho, sexta-feira, a partir das 21h, no número 6 da Rua do Instituto Industrial.

Conversámos com Rodney, também conhecido como Schmith, um DJ e produtor brasileiro, originário da Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. Apesar da sua aparência caucasiana, com cabelos loiros e um nome “beto” (apelido usado para se referir a pessoas com um estilo de vida privilegiado), o DJ afirma que cresceu numa família pobre e humilde, vivenciando de perto a cultura negra, sobretudo na aprte musical, do Funk Soul até ao Dancehall, passando pelo Hip Hop e seus derivados.

Isto é Portugal

Há dias, aconteceu um jantar tertúlia no Cícero Bistrot, em Lisboa. O evento deveria ter sido um jantar-debate sobre gastronomia e arte contra o racismo, com o objetivo de fazer os presentes refletirem sobre essa questão social, enquanto apreciávamos um bom vinho e aguardávamos a famosa paella viniciana. Com o livro O Homem que via no escuro, de Catarina Reis, e editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em fevereiro de 2023, como âncora, o encontro acabou por ser apenas um debate superficial onde se questionaram as vivências, o quotidiano e posicionamento da população negra em Portugal.

Casa cheia na primeira festa da Molimo Lisbon

Depois de termos anunciado aqui a primeira festa da Molimo Lisbon, uma iniciativa que quer unir música e moda inspiradas na cultura africana contemporânea, à volta da diáspora. Fomos convidados a fazer parte da apresentação do projeto, que teve lugar nesta última sexta-feira, 7, no Machimbombo Bar, em Lisboa.

Ao chegarmos à porta do bar, já se via alguma agitação à entrada, uns à espera para entrar enquanto outros, curiosos, paravam para espreitar o que se passava lá dentro ou para tirar fotos.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES