PUB
Natal
📷: Jonathan Borba/Unsplash

Quantas famílias vais ajudar este Natal?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Já por aqui falámos várias vezes sobre a Associação Efeito Dominó (se ainda não a conheces, acede aqui à nossa última entrevista) e das suas atividades de apoio social às famílias do Bairro do Casal da Boba. Com o Natal quase a bater à porta, a organização liderada por Ruben Sanches está à procura de doações de brinquedos, alimentares e apoio financeiro para que a difícil condição financeira que algumas destas famílias carregam não seja a única a fazer-se presente durante a consoada.

“O grupo da Associação Efeito Dominó quer entregar um cabaz de alimentos a cada uma das famílias sinalizadas. Muitas famílias não têm a oportunidade de desfrutar do Natal como gostariam, mas, com as vossas doações, acreditamos que a entrega dos cabazes seja um apoio nesse sentido. Sendo a época natalícia, também vamos aceitar doações de brinquedos em bom estado, que terão como destino as crianças do Casal da Boba”, podemos ler na publicação feita no Instagram da associação.

Para fazer a entrega de alimentos e brinquedos podem ser efetuadas no número quatro da Praceta Dr. António Luís Borges Pereira, no Casal da Boba e as contribuições financeiras podem ser enviadas via MBWay ou transferência. Os detalhes estão disponíveis na mesma publicação.

O Casal da Boba é um empreendimento construído no início dos anos 2000, com 700 fogos, dos quais 502 acolheram famílias ciganas e de imigrantes africanos – sobretudo cabo-verdianos – e seus descendentes, num programa de realojamento de vários bairros de lata da periferia lisboeta. O conjunto arquitetónico constituído por edifícios multifamiliares em banda de cinco e seis pisos, formando quarteirões abertos, é uma construção económica – portanto de baixo custo – e de promoção estatal.

Além de viverem na segregação completa, a população que ali vive acaba por ficar esquecida nas listas de prioridades da autarquia. A consequência é óbvia: exclusão, discriminação, reprodução de pobreza intergeracional, degradação da infraestrutura habitacional, entre outros problemas sociais. É exatamente esse paradigma que Ruben Sanches quer ajudar a mudar, porque “não temos que ficar a lamentar e a pedir, vamos organizar e fazer”.

Juntamente com amigos e colegas da faculdade, o licenciado em Ciência Política fundou a associação Efeito Dominó, que pretende servir de apoio para a comunidade de moradores da Boba, instigando também a sua participação ativa na vida social e política que os rodeia, não esquecendo as atividades culturais e educativas, para elucidar crianças, jovens e mais velhos sobre a história africana e os seus líderes.

Subscreve a nossa newsletter e fica a par de tudo em primeira mão!

PUB