Procurar
Close this search box.

Os artigos mais clicados da semana | 14 a 20 mai

Na última semana, os leitores BANTUMEN tiveram grande interesse em diferentes temas. O lançamento do álbum ‘Do Nada’, dos Trinity, foi o artigo mais lido dos últimos sete dias. Em segundo, o Hutu Casting trouxe uma perspetiva inovadora para o mundo da moda e da publicidade; seguindo-se o artigo sobre a comunidade leitora de Angola com o projeto Litteragris. As entrevistas com a ativista Mafalda Fernandes e a curadora Paula Nascimento seguiram-se na tabela.

Trinity lança “Do Nada” e anuncia fim da trilogia “TrapGods”

Os Trinity acabam de lançar um novo projeto, “Do Nada”, depois de algum tempo em silêncio. O EP já está disponível em várias plataformas de streaming.

“Do Nada” é o terceiro projeto do grupo, inicialmente anunciado como uma única faixa, mas que acabou por compilar quatro. Bill John, um dos membros do grupo, explicou que o título do EP reflete o clima e a ideia que permearam o processo criativo do trabalho. “O título foi escolhido porque a ideia de criar o EP surgiu literalmente ‘do nada’. Inicialmente, era para ser apenas uma música, mas então surgiu a sugestão: ‘e se, ao invés de uma música, fizermos um EP do nada?’. E assim surgiu”, explicou John.

O projeto foi lançado três dias antes da data prometida. Com “Do Nada”, o trio marca o início de uma nova fase do grupo, com a inclusão oficial de Helcírio, um dos talentos emergentes do trap angolano, formando assim um quarteto.

Hutu Casting: Ressignificar o mundo da moda e da publicidade

A Hutu Casting, fundada por Regina Ferreira, é uma agência de modelos brasileira que tem como objetivo principal reintegrar e ressignificar o mercado da moda e da publicidade no Brasil. Nesta entrevista, Regina Ferreira partilha a sua trajetória pessoal e as motivações por trás da criação da agência Hutu Casting; as ações realizadas pela agência para promover o avanço social de profissionais negros e negras, bem como as perspetivas de crescimento futuro e a importância da representatividade no contexto sociocultural brasileiro.

Regina Ferreira decidiu criar a Hutu Casting num momento de incómodo com a falta de profissionais negros no mercado de trabalho e de reflexão sobre o seu próprio futuro em São Paulo. A sua experiência anterior, como modelo e produtora de eventos, levou-a a procurar algo que pudesse ser o seu próprio negócio, onde pudesse prosperar e trazer consigo pessoas negras, independentemente de género, idade e biótipo. A vontade de mudar a realidade à sua volta, aliada à conexão com a moda e o conhecimento da área de eventos, impulsionaram a sua decisão empreendedora.

Litteragris e comunidade leitora em Angola preocupados com a crítica literária.

O Movimento Litteragris, em Angola, é um grupo fundado a 17 de outubro de 2015, no salão nobre da União dos Escritores Angolanos. O conceito nasceu da necessidade de ampliar os espaços de transmissão de conhecimentos literários e linguísticos.

Em linhas gerais, trata-se de um movimento detentor de uma poética comum, consubstanciada na fusão de escolas literárias angolanas com o surrealismo, simbolismo e experimentalismo, procurando, assim, pintar uma proposta estética diferente no quadro da literatura angolana ou da “nova literatura angolana”, se quisermos.

Este movimento, apesar de artístico-literário, não deixa de ter um pendor académico. É de âmbito nacional, sem fins lucrativos, e congrega estudiosos e escritores consagrados e não consagrados. As atividades do grupo consistem fundamentalmente no estudo dos fenómenos literários e linguísticos, na promoção da cultura, filosofia da arte e educação estética.

Mafalda Fernandes, o quotidiano de uma negra e a importância do apoio à comunidade

Mafalda Fernandes é uma mulher portuguesa, negra e ativista. Mestre em Psicologia e atualmente a tirar uma pós-graduação em Direitos Humanos, ganhou notoriedade ao criar a @quotidianodeumanegra, perfil onde partilha a sua experiência pessoal na luta antirracista.

Em conversa com a BANTUMEN, Mafalda Fernandes diz-nos que a ideia de criar a página no Instagram surgiu em 2021, enquanto estudava Psicologia. Durante uma aula sobre o ativismo nas redes sociais, onde foi pedido aos alunos para trazer o exemplo de um ativista, Mafalda apercebeu-se que havia falta de pessoas que partilhassem a sua experiência. Ao expressar a sua indignação à turma, conta-nos que foi o professor que perguntou: “mas se estás tão indignada porque é que não crias? Porque é que não fazes? E eu fiz”. Hoje em dia, a página conta com 9.200 seguidores.

Arte contemporânea africana na ARCOlisboa: os principais destaques

Arquiteta e curadora reputada, Paula Nascimento é desde 2019 a responsável pela curadoria das galerias africanas da ARCOlisboa, a secção “África em Foco”. Este ano, a feira de arte contemporânea realiza-se entre 25 e 28 de maio, na Cordoaria Nacional, na zona de Belém. Como sempre, a curadora angolana de 42 anos tentou espelhar a diversidade da arte africana com as galerias e artistas que convidou para a feira.

“A curadoria para a feira de arte é sempre muito complicada porque tem vários fatores em jogo”, explica à BANTUMEN. “As galerias novas têm o seu programa específico, têm que vender porque é uma feira comercial, além de, obviamente, apresentar artistas menos conhecidos. Então tento fazer mais uma espécie de programação do que propriamente uma curadoria.”

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES